terça-feira, 17 de junho de 2008

Arquitectura High-Tech

A Arquitetura High Tech, ou de Alta Tecnologia, é uma corrente da arquitetura, emergente nos anos 70, muito centrada no emprego de materiais de tecnologia avançada nas construções, como o próprio nome indica.

No Design(em alguns casos projeto ou projecto, é um esforço criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse esforço normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema), também, teve forte marcação.


Historiadores classificam-na dentro de um chamado Tardo-modernismo, juntamente com outras atitudes estéticas, como o Slick-tech, numa alusão aos valores contrapostos às atitudes pós-modernas associadas à este tipo de intervenção que caracteriza a High Tech.

Um exemplo famoso deste tipo de arquitetura é o Centro Pompidou(imagem acima) em Paris, projetado por Richard Rogeres e Renzo Piano.


Richard Rogers, Barão Rogers de Riverside, é um arquitecto britânico, nasceu em Florença em 23 de julho de 1933. Em 2006 foi o vencedor do Prémio Stirling pelo terminal 4 do Aeroporto de Barajas. Em 2007 recebeu o Prêmio Pritzker pelo conjunto de sua obra.


Renzo licenciou-se em 1964 na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão. Enquanto estudante, trabalhou num projeto sob a orientação de Franco Albini, visitando regularmente os edifícios que o seu pai coordenava, visto que este trabalhava no ramo da construção civil. Entre 1965 e 1970, terminou sua formação e realizou algumas experiências de trabalho através de viagens de estudo à Grã-Bretanha e América. É nessa altura que Renzo Piano conhece Jean Prouve, que se tornou seu grande amigo, tendo tido uma influência profunda na sua vida profissional e nos seus projetos.O seu histórico arquitetônico conta já com uma vasta gama de obras muitíssimo conhecidas e conceituadas a nível mundial (onde se destaca o Centro Georges Pompidou). Porém, Piano não se cansa de produzir a sua fantástica arquitetura high-tech que fascina qualquer pessoa desde o seus meros esquissos carregados de simbolismo, às suas imponentes construções envoltas de um característico misticismo e magia que dão toda a vida às suas obras.


As ferramentas e as máquinas ajudam a resolver problemas nesta arquitectura.
Também as técnicas, os conhecimentos, os métodos, os materiais, as ferramentas, e essencialmente os processos usados para resolver problemas ou então pelo menos facilitar a solução dos mesmos.

Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial);
A aplicação de recursos para a resolução de problemas;


A Tecnologia pode ser usada para descrever ao nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados, e conhecimento do que pode ser produzido.
A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como um colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano.


Sara Teixeira, Audiovisuais

Sem comentários: