terça-feira, 17 de junho de 2008

O Profeta da Vanguarda

Man Ray nasceu em Filadélfia (1890) e morreu em Paris (1976). Seu nome Man Ray foi o pseudónimo de Emmanuel Rudnitzky.


Ray estudou Arte tirando cursos nocturnos em várias escolas, incluindo a National School of Desing de Nova Iorque. Em 1908 estudou desenho em Francisco Ferrer Social Center, começando em 1911 a trabalhar como pintor e escultor. Foi um dos primeiros pintores abstractos dos EUA, tendo contactos com a arte vanguardista da Europa.

Em 1915 começa a olhar para um novo tipo de arte - a Fotografia! Trabalhou como fotógrafo independente, realizador de cinema e pintor. Foi pioneiro do movimento artístico Dada de Nova Iorque em 1917.


Depois de ter comprado a sua primeira câmara para fotografar os seus quadros, conseguiu desenvolver uma obra fotográfica que pela sua criatividade e pela grande capacidade plástica possui um enorme rigor técnico.


Passados quatro anos, Man Ray foi para Paris e a partir daí começou a trabalhar com surrealistas. Sendo um homem de várias actividades artísticas, aceitou projectos comerciais, em especial nas áreas de retrato e da fotografia de moda.
Devido à guerra entre os alemães e os franceses (1940), este artista volta para o seu país, onde viveu em Hollywood até 1950, passando a dar aulas de fotografia e pintura.
O gosto por Paris fá-lo voltar em 1951, permanecendo aí até à sua morte (1976).


"Quem faz arte criativa, é uma pessoa sagrada!" , pouco antes de morrer ao explicar o porquê de escolher ser um artista de vanguarda.


Para saber mais visite:
www.naosomosnos.blogspot.com

Sem comentários: